segunda-feira, 7 de junho de 2010

Semestre corrido, mas Virado!

Esse semestre está extremamente corrido, entrei em muitas atividades, e às vezes fico pensando que não sobreviverei às semanas que virão. No entanto, conforta saber que as atividades valem a pena e que muita coisa está por vir seja a nível acadêmico, político ou mesmo afetivo.

Assim, queria chamar atenção para um evento da semana passada que marca uma virada na situação política da UFPB desde que entrei no Movimento Estudantil: nós da chapa VIRAMUNDO ganhamos as eleições para o DCE/UFPB 2010.

Essa chapa montou-se sob ampla frente de esquerda que aglutinou diversos estudantes indepentes - como eu -, e outros organizados em coletivos como o Levante, ANE-L, CONJUNTO ou em partidos como PSTU, PCR, Consulta Popular, e até o PT (embora bem minoritário).

O caráter da chapa é de unidade, o que achei um grande avanço na situação política daqui, que desde Dezembro de 2008 não via tamanha unificação das lutas. É bom participar de reuniões grandes, com opiniões diversas e vendo muita vontade de mudar a situação da UFPB e da educação brasileira - e da sociedade em geral - nos rostos dos militantes do movimento, isso estimula demais, especialmente em um momento em que o tamanho marasmo do ME me tentava a abandonar esse método de luta.

Espero que essa página não seja apenas virada, mas que o ViraMundo, revire a universidade como um todo, ou seja: realize formações, eventos, integre os estudantes da UFPB, seus cursos, CA's e as lutas; que paute o combate as opressões, que defenda à universidade pública, ma que vá além das lutas essencialmente políticas, também discutindo a academia; que garanta tratamento adequado aos arquivos da entidade que se encontram há muito abandonados, que pressione a reitoria a utilizar bem as verbas, que exponha as má utilizações de recursos na UFPB. Ou seja, há muita coisa ainda para se fazer e discutir... É uma jornada longa, que precisa de muito trabalho e que espero que essa unidade forneça o pique que precisamos para realizar um bom exercício político no Diretório Central dos Estudantes.

Estou bem otimista e feliz com as ações da ANE-L, Levante e Conjunto especialmente.

Vamos ver qual será o futuro dessa chapa... Semestre que vem, mudarei um pouco os planos para tentar contribuir melhor com esse processo... Esperança, acho que é bem esse o sentimento atual.

Até breve!

Um comentário:

HISTÓRIA disse...

André concordo com vc que esse período está sendo muito corrido e muitos dos professores estão de parabéns pelas aulas ministradas, e parabéns pelo vitória da chapa viramundo... e te convido a fazer uma visita no meu blog tbm e deixar o teu comentario lá em algum topico flws abração. www.paullopb.blogspot.com